Outros 5 casos suspeitos estão sendo aguardados.

De acordo com a secretaria, os casos confirmados tratam-se de pessoas com idades de 19, 45, 55, 70 (todos homens) e uma mulher de 78 anos.

Segundo o boletim epidemiológico, do total de casos confirmados, 1 paciente está internado (porém com quadro clínico considerado estável) e os outros 4 encontram-se em isolamento domiciliar. Cinco pessoas também se encontram em isolamento domiciliar, aguardando a liberação dos resultados de exames pelo Instituto Adolfo Lutz.

Outras 6 pessoas estão sendo observadas pelas equipes de profissionais da Secretaria de Saúde, porém sem critérios para a coleta de exames (apenas sintomas de gripe comum). 49 casos já foram descartados, através da realização de 15 exames feitos em laboratório, e outros 34 por meio de testes rápidos.

De acordo com Wander Bonelli, Secretario de Saúde, os casos confirmados não guardam nenhuma relação entre si (não são do mesmo grupo familiar), reforçando o entendimento de que o vírus da Covid-19 já circula pelo município.

Para o Secretário de Saúde, o momento é de aumentar os cuidados com a prevenção, inclusive para aqueles que estão fora dos grupos de risco (idosos, pessoas com diabetes e problemas cardiovasculares, por exemplo). Ao se proteger, você evita que o problema avance e protege todos ao seu redor. “Se puder, fique e trabalhe em casa. Ao se expor desnecessariamente, você corre risco de ficar doente, e mesmo que tenha apenas sintomas leves da covid-19, ou nem tenha sintomas, você estará sujeito a transmiti-la a quem pode apresentar problemas graves, colocando um número maior de vidas em perigo”, disse Bonelli.