Grupo de voluntárias orientou a população para a confecção de máscaras caseiras. Ação conjunta de Secretarias Municipais, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, aconteceu defronte a agência da Caixa Econômica Federal e também contou com a distribuição do acessório para proteção individual.

Ao longo desta semana, uma ação conjunta das Secretarias de Saúde e Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Descalvado, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Município, realizou a distribuição de máscaras confeccionadas apenas com tecido e tesoura, de forma a colaborar com as medidas preventivas repassadas pelas autoridades de saúde contra a infeccção da COVID-19.

A ação foi realizada nos períodos da manhã e da tarde, defronte a agência da Caixa Econômica Federal, localizada no centro da cidade, onde a Prefeitura também disponibilizou uma estrutura para acomodar com mais conforto e segurança, os munícipes que buscam pelo auxílio emergencial de R$ 600,00 oferecido pela instituição financeira. Ao todo, foram distribuídas duas mil máscaras para a população, somente com esta ação.

Além da distribuição das máscaras, os voluntários também orientaram a população para que ela própria confeccione sua máscara individual de tecido, utilizando apenas um pedaço de tecido e uma tesoura. A equipe repassou aos interessados um molde e um link do qual contém um vídeo auto explicativo para a produção do acessório de proteção. O vídeo pode ser acessado pelo endereço www.descalvado.sp.gov.br/proteja-se.

Os voluntários também reforçaram sobre a importância dos demais protocolos para prevenção contra o novo coronavírus, tais como lavar as mãos e usar álcool em gel. Mesmo diante de todas as orientações e dos cuidados das voluntárias, infelizmente alguns munícipes demonstram que ainda não compreenderam a importância do uso da máscara, sendo possível encontrar algumas delas jogadas no chão, muito próximas do local onde foram distribuídas.

Saiba como fazer a sua própria máscara facial de tecido usando apenas uma tesoura.

Nos links indicados nesta reportagem, há um vídeo auto explicativo, com todas as informações necessárias para confeccionar a sua máscara. Você vai precisar de uma folha de caderno ou folha de sulfite, tesoura, caneta ou caneta hidrocor, papel toalha e tecido com certa elasticidade. Assista ao vídeo e veja como é muito fácil fazer a sua máscara.

Na tabela abaixo, também é possível conferir qual o nível de eficiência e de proteção ao utilizar os diferentes tipos de tecidos ou materiais para a confecção da máscara:

FIQUE ATENTO

Quem apresenta sintomas da COVID-19 e está em isolamento domiciliar deve continuar a usar preferencialmente a máscara cirúrgica, assim como os familiares e cuidadores dessa pessoa.

USO OBRIGATÓRIO

Vale lembrar que o governo de São Paulo decretou a obrigatoriedade do uso de máscaras no estado a partir desta quinta-feira (7), a fim de conter a disseminação do coronavírus.

De acordo com o governador João Dória, a medida é válida para qualquer pessoa que esteja “caminhando ou andando ou se dirigindo a qualquer local no estado de São Paulo”, explicou.