Subscribe Now

* You will receive the latest news and updates on your favorite celebrities!

Trending News

28 jul 2021

Blog Post

MUSEU COMEMORA ANIVERSÁRIO DE NHÔ TOTICO E SEMANA NACIONAL DE MUSEUS ATRAVÉS DE ATIVIDADES CULTURAIS ONLINE
Prefeitura Municipal

MUSEU COMEMORA ANIVERSÁRIO DE NHÔ TOTICO E SEMANA NACIONAL DE MUSEUS ATRAVÉS DE ATIVIDADES CULTURAIS ONLINE 

Um dos maiores humoristas da ‘Era de Ouro’ do rádio brasileiro completaria 117 anos no próximo dia 10 de maio. Vital Fernandes da Silva foi o sexto dos dez filhos da descalvadense Adelina Mandelli e do músico João Fernandes da Silva, mais conhecido como João Baiano. Totó (apelido do qual se originou Nhô Totico) nasceu em Descalvado e aqui viveu até os dez anos de idade, quando se mudou com toda a família para São Paulo.

Em 1922 começa a se aventurar no teatro, estreando como protagonista da comédia “Juca Pindoba” em 1924. Em 33 começa a atuar na DKI a Voz do Juqueri, futura Rádio Cultura de São Paulo,  e no final da década já era uma das grandes atrações das rádios paulistas, com seus personagens urbanos de sotaques italianos, sírio-libanês, português, espanhol e japonês. Entre seus grandes feitos estão apresentações com grandes nomes do rádio no Brasil, como  Carmem Miranda, Rolando Boldrin, Grande Otelo e Chico Anysio; o Prêmio Roquete Pinto de Melhor Humorista do Rádio Brasileiro e, claro, a Escolinha da D. Olinda que inspira os programas de humor da TV brasileira até os dias de hoje.

Para comemorar o aniversário de Nhô Totico, Museu O Museu Público Municipal de Descalvado (@MuseuDescalvado), que tem sob sua guarda o acervo pessoal do artista, realizará várias atividades online entre os dias 10 e 17 de maio: exibição de documentário, disponibilização de informações, livros e outros materiais disponíveis sobre sua vida e obra. Entre os dias 18 e 24 de maio, dentro da 18ª Semana Nacional de Museus (SNM), será apresentado o Projeto de Contação de Histórias Nhô Totico: uma viagem pelas ondas do rádio, realizado em parceira com a AMUD- Amigos do Museu Público Municipal de Descalvado e o Grupo Galhofas.

O tema da SNM é Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão e para atender a temática e o isolamento social, o projeto prevê uma contação de histórias de uma forma diferente. Ana Brambilla do Grupo Galhofas nos informa que “Em tempos de prevenção ao COVID-19, vamos reinventar o jeito de contar a história de Nhô Totico, o descalvadense que pintou e bordou na Era do Rádio e deixou o Brasil espantado com sua criatividade e improvisação. Serão três episódios contados pelos palhaços Cuchão e Florisbela Nicotina, uma divertida viagem pela vida de Nhô Totico e pela magia da Era do Rádio. E a grande novidade: essa viagem será acessível, com tradução em LIBRAS!”.

Os episódios serão exibidos ao longo da 18ª Semana Nacional de Museus, de 18 a 24 de maio, nas redes sociais do Museu no Facebook (@culturadescalvado e @museudescalvado), e também no Youtube (www.youtube.com/culturadescalvado). Acesse e fique em casa, se puder!

Related posts