O presidente da Câmara Municipal, vereador Sebastião José Ricci (PP) sugere ao Executivo a implantação do Programa Capoterapia para idosos, uma terapia alternativa que utiliza elemento da capoeira adaptada para pessoas sem hábito de prática de atividade física ou esportiva.

“A capoterapia respeita a condição física, as potencialidades, os limites e as características psicológicas individuais do praticante. As sessões são acompanhadas de músicas, palmas e movimentos ritmados, criando um ambiente descontraído e motivador do movimento”, explica.

“Essa prática colabora com o sistema público de saúde, diminuindo as filas nos hospitais, postos de saúde e consumo de medicamentos, uma vez que os idosos passam a ter mais qualidade de vida”.

Ricci argumenta ainda que “a prática do esporte gera aumento da produção de endorfina, que reduz o efeito analgésico excitante e tranquilizante, estimulando a constante prática do exercício”.

Por fim, o presidente da Câmara observa que “a capoterapia também gera uma melhora cardiorrespiratória, desenvolvendo a musculatura cardíaca e aumentando a capacidade pulmonar, ou seja, gerando maior resistência aeróbica ao praticante”.